COMO POUPAR DINHEIRO

O QUE DEVE, OU NÃO, FAZER PARA POUPAR DINHEIRO


A chegada da quadra festiva não tem de dar cabo do seu orçamento. 

Uma especialista em compras partilha as suas estratégias para poupar em grande, agora e durante todo o ano.


Lisa Lee Freeman 




É ÉPOCA DE... gastar, pelo menos é o que parece quando nos preparamos para as festas de fim de ano e começamos a gastar dinheiro a torto e a direito em decorações, presentes, comida, etc. Este ano será particularmente difícil para os orçamentos, com as dívidas dos cartões de crédito a atingirem níveis recorde, uma vez que os consumidores tentam acompanhar os preços teimosamente elevados de quase tudo.

Para manter mais dinheiro no seu bolso, siga estas recomendações. Começar agora alguns bons hábitos pode levá-lo até ao novo ano sem a ressaca das despesas das férias e dar-lhe um avanço para as suas resoluções de Ano Novo.


FAZER

TRATE DE TUDO DURANTE OS SALDOS SAZONAIS

As empresas sabem que fazemos muitas compras no final do ano e, por isso, estão a tentar atrair-nos para as suas lojas e sites. É possível encontrar muitos e bons negócios, mas é melhor começar com um plano. A Black Friday, que ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, já não é o único dia de compras de pechinchas, mas é quando muitas marcas começam a levar a sério a movimentação do seu stock de festas. Felizmente, já não precisa de acordar antes do amanhecer e fazer fila em frente à loja para conseguir as melhores ofertas: também encontrará saldos que antecedem a Black Friday e continuam durante a chamada Cyber Week. Outros dias para poupar incluem o Dia dos Portes Grátis, o último dia antes do Natal para obter portes grátis em muitos retalhistas (14 de dezembro), e o Super Sábado, também conhecido como Sábado do Pânico e o Sábado antes do Dia de Natal (21 de dezembro). 


DICA

Faça uma lista, incluindo os modelos e as características que pretende. Não se esqueça de que, na Black Friday, os modelos à venda podem não ter todas as características que pretende, por isso determine as que são importantes para si. 


------------------------------------------


FAZER

NÃO SE DEIXE ENGANAR PELAS GRANDES PROMOÇÕES

Só porque a placa na prateleira diz «50% de desconto», isso não significa que seja uma pechincha. Verifique se é realmente um bom negócio comparando os preços online. Visite a página Web do retalhista e, em seguida, compare no Google Shopping, Amazon, Walmart e eBay. Se encontrar um preço mais baixo, peça na caixa registadora para igualar o preço ou carregue o seu carrinho virtual. Algumas lojas igualam os seus preços online e os preços de concorrentes selecionados. 


DICA

Uma forma rápida de encontrar o mesmo produto online para poder comparar preços é utilizar a função de pesquisa visual no Google, Amazon, eBay e outros sites. Por exemplo, digamos que está à procura de uma planta invulgar que viu em casa de um amigo. Para a localizar, tire uma fotografia da mesma utilizando a câmara da aplicação (normalmente na barra de pesquisa ou perto dela). 


------------------------------------------


FAZER

SIGA OS SEUS FAVORITOS

A maioria dos grandes retalhistas tem os seus próprios dias de ofertas especiais durante as férias e ao longo do ano, como o Amazon Prime Days, o Nordstrom’s Anniversary Sale e o Macy’s One Day Sales. Além disso, se ainda não se inscreveu nos programas de fidelização das lojas, considere fazê-lo agora. Muitas vezes, pode obter descontos especiais e cupões. Algumas lojas dão créditos que podem ser muito úteis; exemplos incluem o Kohl’s Cash e o Macy’s Star Money. 


DICA

Crie uma conta de correio eletrónico separada (e não forneça o seu número de telemóvel) para evitar spam e leia as letras pequenas se descarregar uma aplicação para compreender como esta utiliza os seus dados privados. Um relatório do início deste ano da empresa de segurança online NordVPN concluiu que as aplicações móveis recolhem todo o tipo de informações pessoais, incluindo a localização, e podem mesmo vendê-las sem autorização. 


------------------------------------------


NÃO FAZER

SER INFLUENCIADO PELAS VANTAGENS DOS CARTÕES DE CRÉDITO 

Sim, pode obter bónus de inscrição e descontos generosos quando subscreve um cartão de crédito de uma loja, mas estes vêm acompanhados de taxas de juro elevadas. O cartão da loja Macy’s, por exemplo, oferece envio gratuito e até 100 dólares de desconto após a inscrição, entre outras vantagens, mas cobra uma TAEG de 34,49%. O cartão da Nordstrom dá-lhe um crédito de 40 dólares no momento da inscrição, mas a TAEG atinge os 31,15%. O cartão de loja médio cobra agora um recorde de 28,93%, de acordo com o Bankrate. Em comparação, a TAEG média dos cartões de crédito é de cerca de 21%. 


DICA

Se é um comprador muito frequente e não planeia ter um saldo, os cartões da loja podem compensar. 


------------------------------------------


FAZER

PONDERE PARTICIPAR NUM PROGRAMA DE ADESÃO

É provável que tenha um cartão de descontos e promoções do seu supermercado local. Os programas da Amazon, Target, Walmart e outros podem oferecer-lhe mais do que descontos e recompensas. A Amazon lançou recentemente um programa de entrega ilimitada de mercearias para encomendas superiores a 35 dólares. Os membros Prime pagam mais 9,99 dólares por mês além da taxa anual de 139 dólares da Prime, o que pode valer a pena se faz compras online regularmente na Amazon Fresh ou na Whole Foods (que é propriedade da Amazon) ou se o seu supermercado local estiver na lista de fornecedores. Se comprar a maior parte das mercearias, artigos para a casa e presentes online na Walmart ou na Target, pode poupar nas taxas de entrega inscrevendo-se na Walmart+ e na Target Circle 360, cada uma das quais custa cerca de 100 dólares por ano. Ambos os programas incluem entrega gratuita com uma encomenda mínima de 35 dólares. Caso contrário, pagará taxas de entrega de 7,95 a 9,95 dólares por encomenda para a Walmart e 9,99 dólares para a Target. A adesão também lhe proporciona entregas rápidas e gratuitas noutras encomendas elegíveis sem mínimos, além de outras vantagens. 


DICA

Adira pelas vantagens das compras, fique pelo streaming. A adesão ao Prime dá-lhe música, filmes e programas de televisão gratuitos no Amazon Prime; o Walmart+ inclui programas gratuitos na Paramount+


------------------------------------------


NÃO FAZER

DEIXAR-SE ENGANAR POR CRÍTICAS FALSAS

De acordo com a Comissão Federal do Comércio, a fraude nas avaliações é galopante e poderá tornar-se muito mais difícil detetar avaliações fraudulentas de utilizadores devido ao recurso cada vez maior à inteligência artificial. O risco é que as críticas falsas possam orientá-lo para produtos de má qualidade, contrafações e vendedores desonestos. Duas ferramentas que podem ajudá-lo a fazer compras mais inteligentes, usando as avaliações dos utilizadores, são o Fakespot e o ReviewMeta, que avaliam as classificações dos produtos. A forma mais fácil de tirar partido do Fakespot é descarregá-lo para o seu computador como uma extensão do browser; funciona com a Amazon e muitos outros sites. O ReviewMeta funciona apenas com a Amazon; para verificar as avaliações, corte e cole o URL da página do produto no site. Ambos os sítios também destacam comentários de confiança para o ajudar a encontrar informações relevantes e perspicazes sobre o produto. Quando verifiquei as opiniões sobre uma luz para livros que comprei recentemente na Amazon, por exemplo, o Fakespot mostrou-me comentários úteis como «compacta e fácil de utilizar» e «o modo de luz âmbar é fantástico». Além disso, atribuiu às avaliações dos utilizadores do produto da Amazon uma nota A, a pontuação mais elevada, o que significa que posso confiar na sua classificação de 4,5 estrelas. 


DICA

Para obter classificações de desempenho e fiabilidade de produtos confiáveis, verifique programas de teste de consumidores de longa data, como Consumer Reports e Wirecutter. Saiba também que os resumos de produtos do RD.com são apoiados por testes. 


------------------------------------------


FAZER

COMPRAR EM BAIXA

Os rastreadores de preços ajudam-no a calendarizar as suas compras para que possa atacar quando os preços atingirem o ponto mais baixo ou estiverem perto disso. No mínimo, estas ferramentas podem fornecer-lhe informações sobre os preços para reconhecer um bom negócio quando o vê. Os preços podem ser particularmente voláteis durante a época de compras natalícias, pelo que é uma boa altura para começar a verificar. Se é um comprador da Amazon, há dois rastreadores de preços que tem de experimentar: a página da Web CamelCamelCamel e a aplicação BigBangPrice. Para verificar os preços no CamelCamelCamel, copie o URL da página do produto Amazon e cole-o na barra de pesquisa do CamelCamelCamel para obter históricos de preços detalhados. Adicionalmente, pode configurar alertas por correio eletrónico para ser notificado quando os preços baixarem. A aplicação BigBangPrice também fornece históricos de preços e até diz se é uma boa altura para comprar. Por exemplo, quando procurei uma caneta de tinta permanente, a aplicação alertou-me para o facto de estar a ser vendida por menos 11,49 dólares do que o preço médio de 29,98 dólares e aconselhou-me a «comprá-la agora». Outro excelente rastreador de preços que envia alertas de descida é a funcionalidade DropList da extensão de navegador Honey, que funciona na Amazon, Macy’s, Target, Walmart e outros sítios de compras. Instale o Honey em joinhoney.com. 



DICA

Continue a acompanhar os preços mesmo depois de ter efetuado a compra – pode ter direito a receber o dinheiro de volta se o preço baixar. As políticas variam consoante o retalhista (na Macy’s, por exemplo, tem dez dias para fazer o pedido; a Kohl’s dá-lhe catorze dias). Tenha também em atenção que as políticas podem ser diferentes ou suspensas durante a época de compras das férias. 


------------------------------------------


NÃO FAZER

DEIXAR-SE APANHAR PELOS TRUQUES DA POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO

Durante a quadra festiva, os prazos para as devoluções são muitas vezes alargados, mas se não consultou as letras pequenas nos sítios Web dos retalhistas ultimamente, poderá ter uma surpresa. Alguns retalhistas estão a acrescentar taxas e a reduzir os prazos.

Por exemplo, a Macy’s adicionou uma taxa de envio de 9,99 dólares para os compradores que não são membros do seu programa de fidelidade Star Rewards e a Staples encurtou a sua política de devolução de festas no ano passado em nove dias, de acordo com um relatório da Consumer World. Leia atentamente quando comprar na Amazon ou noutros grandes retalhistas online, porque muitos artigos são de fornecedores terceiros que podem ter condições mais restritivas do que os sites onde vendem os seus produtos. 


DICA

Quando comprar artigos em saldo, lembre-se de verificar se estão marcados como «último saldo». 


------------------------------------------


FAZER

OPTAR PELO USADO 

Comprar produtos eletrónicos, eletrodomésticos, livros, vestuário e muitos outros produtos usados como novos é uma excelente forma de poupar dinheiro e pode ajudar a salvar o planeta ao reduzir os resíduos. Para ter a certeza de que está a adquirir produtos em perfeitas condições, procure recondicionados certificados com garantia nos principais sites de retalho, como a Best Buy, Amazon, Walmart, eBay e Apple. Pense duas vezes antes de comprar a vendedores terceiros nestes sites e noutros retalhistas sem nome – e evite produtos que não sejam certificados. 

As poupanças podem ser enormes: a Amazon, por exemplo, estava recentemente a vender um tablet Amazon Fire recondicionado por apenas 89,99 dólares, enquanto os novos modelos custavam 139,99 dólares. Além destes retalhistas conhecidos pela eletrónica, muitos retalhistas importantes vendem agora artigos usados nos seus sites Web. Entre eles estão a REI, a Eileen Fisher e a Levi’s. Até a Saks Fifth Avenue está a entrar em ação com malas de marca em segunda mão. Para livros, é difícil superar sites como Alibris, AbeBooks e ThriftBooks. São minas de ouro de bons negócios – encontrei muitas edições de capa dura de Where the Crawdads Sing em estado «muito bom» por menos de 5 dólares no ThriftBooks. Não se esqueça de verificar as taxas de envio. 


DICAS

Populares para roupa, sapatos e acessórios usados, o Poshmark e o ThredUp podem ser destinos de compras únicos para quem gosta de pechinchas. 


---------------------------------------


NÃO FAZER

NÃO CONFIE EM ANÚNCIOS NAS REDES SOCIAIS

A Federal Trade Commission, dos Estados Unidos, informou que estes sites são cada vez mais o local onde «os burlões vão para nos enganar». Os anúnciantes podem fazer-se passar por retalhistas legítimos ou incluir descrições falsas. Foi assim que uma das minhas amigas se apaixonou por um vestido que viu num anúncio tentador no Instagram, mas acabou com uma camisa de dormir de tamanho infantil e com um aspeto barato. Se vir num anúncio algo que quer comprar, verifique se a empresa tem um site Web com informações de contacto, endereço físico e política de devolução. Além disso, procure críticas e queixas online (pesquise o nome do retalhista mais a palavra queixa) e consulte o Better Business Bureau em BBB.org. 


DICA

Pague sempre com cartão de crédito, o que lhe permite contestar as despesas e obter o dinheiro de volta se tiver problemas com um vendedor. Considere um sinal de alerta se um retalhista online exigir o pagamento com cartões de oferta, transferências de dinheiro ou criptomoedas. 


---------------------------------------


FAZER

AUTOMATIZE AS SUAS POUPANÇAS

Se ainda não transferiu extensões de browser como BeFrugal, Honey, RetailMeNot’s Deal Finder e Rakuten para o seu computador, agora é uma boa altura. Estas extensões aplicam automaticamente cupões e reembolsos até 10% ou mais à sua encomenda online quando está a efetuar o check-out. A BeFrugal, a Honey, a Rakuten e a RetailMeNot também oferecem aplicações que lhe permitem obter cupões e cashbacks online e quando está em lojas e restaurantes. Além disso, consulte as respetivas páginas da Internet para obter listas de códigos promocionais interessantes e ofertas de reembolso. O RetailMeNot, por exemplo, estava a oferecer 20% de desconto em artigos para animais de estimação na Chewy mais 5% de cashback no verão passado. 


DICA

Para compras de supermercado, consulte Ibotta, Fetch e Checkout51. Para estas aplicações, envie fotografias dos seus recibos e recebe dinheiro de volta. 


---------------------------------------


NÃO FAZER

ADIAR OS PAGAMENTOS

As opções «Compre agora, pague depois» (BNPL, na sigla em inglês) de empresas como a Affirm, Afterpay e Klarna são uma versão moderna dos antigos programas de vendas a prazo. Pode pagar em prestações durante semanas ou meses e não tem de esperar para receber os produtos. Mas há uma grande desvantagem: se estiver a debater-se com dívidas, os pagamentos BNPL podem cavar o seu buraco ainda mais fundo. As agências de notação de crédito estão a começar a recolher informações sobre o BNPL. Por isso, se falhar pagamentos pode acabar por baixar a sua pontuação de crédito e aumentar as taxas de juro sobre hipotecas e empréstimos para automóveis. 


DICA

Se optar por experimentar o BNPL, configure pagamentos automáticos se os pagamentos não forem já deduzidos automaticamente. Preste atenção às novas regras que permitirão 

aos clientes do BNPL contestar cobranças e obter reembolsos, para que conheça os seus direitos. (Estas proteções não eram oferecidas anteriormente, o que torna estes programas menos favoráveis ao consumidor do que os cartões de crédito, que incluem essas proteções.) 


---------------------------------------


FAZER

PROCURAR OFERTAS DE OUTLET ESCONDIDAS 

Se gosta de pechinchas, provavelmente vai diretamente para as prateleiras de saldos quando entra numa loja e faz compras em centros comerciais de outlet. Quando faz compras online, as ofertas de liquidação e outlet podem ser mais difíceis de encontrar, uma vez que podem não aparecer nos resultados de uma pesquisa básica. Além disso, os retalhistas nem sempre as anunciam. Um exemplo é a Coach, que tem um sítio de outlet separado. A Amazon também tem uma secção de outlets que está bastante escondida. Para encontrar rapidamente os outlets online das suas marcas e lojas favoritas, pesquise o nome e a palavra outlet. Tal como os outlets físicos, as versões online vendem artigos de caixa aberta, da estação passada e em excesso. Por exemplo, encontrei muitas malas fantásticas em coachoutlet.com com 60% de desconto – mas, como todos sabemos, os estilos mudam frequentemente com as estações. 


DICA

Não se esqueça de se abastecer quando encontrar grandes negócios, porque podem ser artigos descontinuados ou de épocas passadas – e, uma vez desaparecidos, podem nunca mais voltar! 


---------------------------------------


NÃO FAZER

DESPERDIÇAR DINHEIRO EM GARANTIAS DESNECESSÁRIAS 

A Amazon, a Best Buy, a Target, a Walmart e outros retalhistas oferecem garantias alargadas como complementos de compra, mesmo para coisas baratas como máquinas de café de 40 dólares. O custo destas apólices pode variar entre alguns dólares e milhares de dólares para compras de grande valor, como automóveis. Mas muitos produtos já vêm com uma garantia do fabricante, além de poder obter uma cobertura adicional como um benefício gratuito ao pagar com cartão de crédito, de acordo com o Better Business Bureau. (Contacte o emissor do seu cartão ou consulte a Internet para obter informações.) Também pode obter cobertura gratuita se fizer compras na Costco, que oferece garantias alargadas na compra de televisores, computadores e alguns eletrodomésticos. 


DICA

Se estiver preocupado com a possibilidade de um produto se avariar depois de o comprar, ponha algum dinheiro de lado numa conta bancária para reparações de emergência em vez de gastar em garantias alargadas. Desta forma, pode evitar a papelada irritante e quaisquer lacunas escondidas nas letras pequenas da apólice. 





Share by: