Os cães bem treinados são mais espertos, mais bem-comportados e divertidos. Na realidade, parecer «esperto» reflete simplesmente o «treino», portanto só precisa de investir tempo a treinar e a comunicar com o seu cão.
Estas dicas vão ajudá-lo a tornar o seu cão mais inteligente.
1 Treino precoce
Quanto mais cedo começar a treinar o seu cachorrinho, maior a probabilidade de obter bons resultados. Algum treino várias vezes por dia faz uma grande diferença. Não se esqueça de que o treino deve ser informal e divertido. Ao contrário da crença popular, é possível ensinar um cão velho – por isso, se tem um animal mais velhote, ainda vale a pena investir o seu tempo.
2 Associe palavras a recompensas
É possível que os cães compreendam o mesmo vocabulário que uma criança de 2 anos. Pode ensinar o seu cão a associar palavras a comportamentos, atividades e objetos utilizando o reforço positivo e recompensas. Não é de surpreender que a maioria dos cães entenda claramente palavras como «guloseima», «brincar» e «anda» porque, sempre que as ouvem, são recompensados com comida, jogos ou passeios. Como o seu cão está constantemente a captar palavras e sinais, use isso a seu favor e aumente o efeito com recompensas adequadas.
3 Utilize gestos
Por natureza, os cães gostam de responder a pistas visuais e parecem ter-se adaptado para compreenderem a comunicação visual humana. Apontar é um exemplo, pois se apontar para um brinquedo o cão vai buscá-lo. Os cães são dos poucos animais que entendem este gesto. Corrobore os comandos de voz com gestos manuais e verá que o seu cão responde rapidamente e com entusiasmo.
4 Faça treino regular
Sessões de treino breves e regulares ao longo da vida dão excelentes resultados. O treino pode ser curto e espontâneo – importa é que seja regular. Dê ordens simples ao seu cão antes do jantar – é o momento em que eles estão propensos a responder.
5 Faça o seu cão merecer a comida
Os cães adoram comer, por isso faça com que mereçam o que comem ao utilizar uma parte da ração diária como recompensa de jogos divertidos. Pode fazer caça ao tesouro com a ração, usar brinquedos dispensadores de comida ou brincar às escondidas com guloseimas. Todas estas atividades mantêm-nos estimulados, entretidos e com o cérebro ativo.
6 Treine habilidades
Os cães que aprendem a fazer habilidades parecem sempre espertos. Além de estarem entretidos, o treino de habilidades ajuda-o a cimentar a sua relação com o seu amigo de quatro patas e a estabelecer outro nível de cumplicidade. Comece com truques simples como «rebolar» e, gradual-mente, aumente o repertório. Não há dúvida de que o treino de habilidades é divertido e gratificante, tanto para os animais como para os donos.